fbpx

Minha visão sobre educação.

Eu sou um apaixonado pela educação.

Eu acredito que o ensino muda o mundo. Que o ato de aprender pode ser divertido.

Mas eu não fui sempre assim.

Eu tenho muitassss críticas ao sistema educacional. Críticas essas que me fizeram questionar muito se eu queria ir para faculdade ou não. Críticas que me fizeram optar por uma faculdade mais holística como a Naropa ao invés de faculdades mais famosas e tradicionais.

Eu Não gostava de ler quando eu era menor. Aos 7 anos fui diagnosticado com dislexia e disseram que eu nunca ia ler e escrever como uma pessoa “normal”.

Pouco tempo depois disso comecei a ir super bem na escola e nunca tive dificuldade para tirar boas notas. Mas no Ensino Médio comecei a ter depressão. Eu tinha amigos e tudo ia razoavelmente bem. Mas eu não via sentido em ir para aula. Eu percebia que meus amigos também não viam mas eles falaram que era assim, que tinha que ir.

Eu não gostava desse tinha que ir.

Sempre fui inquieto. Aos 16 anos larguei a escola. Fui fazer ensino a distância.

Ao meu ver a decisão mais importante da minha vida.

Decidi ali muito mais do que jogar tênis profissional. Decidi seguir meu coração e não deixar a opinião dos outros guiar a minha vida.

Em menos de 2 meses estava “curado” (não precisava mais de remédios) e nem de Rivotril (que nunca funcionou pra mim no caso). Seguir o nosso coração pode ser amedrontador mas é extremamente recompensador. ⁣⁣
⁣⁣
Ao meus ver existem 3 pilares essenciais para educação: ⁣⁣

  1. Ela deve ser científica. Isso ajuda a todos concordarem com os pontos, pois não estamos falando apenas de opiniões mas de fatos.
  2. Ela deve ser holística. Perceber a vida como um todo.
  3. Ela deve ser prática. “Tá bom muito bonito tudo isso mas como vamos aplicar isso nas nossas vidas pessoais e profissionais.” Como vamos resolver os problemas e melhorar em inúmeros aspectos! 

Eu gosto de pensar que o professor também está ali aprendendo. Que todos tem uma voz. Mas não usar isso para não se preparar.

A voz do professor continua contando mais, mas isso não quer dizer que ele tenha que saber de tudo ou que não possa estar errado.

Esse é um dos motivos que eu gosto tanto em aulas no formato de U como quase todas na @naropau.

Eu não sei como o futuro vai se revelar para mim. Pratico a rendição (mistura de paciência, calma e esperança) diariamente. Mas espero que eu possa de alguma maneira impactar positivamente a vida das pessoas que passarem pelo meu caminho.

E torço para que muito desse impacto seja por meio do conhecimento de uma vida mais feliz e saudável.